1213599_18334934

Notícia divulgada no dia 31/03/10 no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior:

“Dos quatro medicamentos para emagrecer mais consumidos no país, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), três são anfetaminas, drogas sintéticas que podem causar dependência no caso do uso abusivo, segundo o Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas (Ceatox) de São Paulo. São os medicamentos anorexígenos à base de anfepramona, mazindol e femproporex.

O inibidor de apetite sibutramina, também entre os mais consumidos e vendido comercialmente com os nomes de Reductil, Plenty e Sibutral, não causa dependência, segundo o Ceatox. No entanto, os remédios à base da substância terão controle mais rigoroso a partir desta terça-feira (30), de acordo com a Anvisa, porque podem aumentar o risco de problemas cardiovasculares. “

Sabemos do boom que foi a Sibutramina e como foi utilizada em larga escala pois seus resultados eram eficazes. Mais tarde, então, divulgou-se que ela poderia aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

O melhor “remédio” para emagrecer continua sendo dieta/reeducação alimentar/hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos, e esses, se bem orientados, não apresentam contra-indicações. Pelo contrário, eles vêm associados à saúde!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *